quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Oficina Mídia e Cultura


Olá pessoal!

Este é o cartaz da nossa última oficina.
Fique atentos e se puder não deixem de aparecer!
Nesta oficina será dada as primeira instruções para o estágio.

Grande Abraço
E Venha conhecer seu povo!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PRINCÍPIOS



Bom, vou colocar umas fotos do eiv aqui de vez em quando. Pra colorir o blog ;)
Essa é do Luquinhas com os Princípios do EIV no Seminário Concentraçado do XII EIV - ZM, que aconteceu agora em fevereiro de 2009.

Passou a oficina e não postei o cartaz, né? Passou batido. Mas a oficinas foi boa, bom, eu achei, e as valiações disseram o mesmo.

bjs galera...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

OFICINA 17/10

Buenas pessoal, como vão vocês nossos leitores ?

O EIV vai caminhando muito bem, correrias e mais correrias, mas o importante é ver que as coisas estão acontecendo.

Sábado agora vai acontecer nossa terceira oficina, 14h, no CEE como as outras. O tema é Gênero, e pra quem nunca discutiu isso, tem a ver com a construção social do ser homem/mulher, mas não vou ficar explicando porque a oficina é exatamente pra discutirmos essas coisas e de forma participativa, lúdica, como vocês já perceberam que são os espaços do EIV, cá entre nós, bem melhor do que eu ficar escrevendo aqui sobre, né?

A oficina será em parceria com a Marcha Mundial das Mulheres - Núcleo Viçosa. E o convite não é apenas para as meninas, a oficina é mista e os meninos terão papel importante na discussão.

Bom meus queridos, por enquanto é isso... ah, já vou pedindo o espaço aqui, que assim que tiver com a arte do cartaz em mãos vou mandar pra vocês em outro post, ok ???

Grande abraço e até sábado ;)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Censo confirma: agricultura familiar produz mais em menor área

Setor emprega quase 75% da mão-de-obra no campo e é responsável pela segurança alimentar dos brasileiros, produzindo 70% do feijão, 87% da mandioca e 58% do leite consumidos no país.

O Censo Agropecuário 2006 traz uma novidade: pela primeira vez, a agricultura familiar brasileira é retratada nas pesquisas feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foram identificados 4.367.902 estabelecimentos de agricultura familiar, que representam 84,4% do total, (5.175.489 estabelecimentos) mas ocupam apenas 24,3% (ou 80,25 milhões de hectares) da área dos estabelecimentos agropecuários brasileiros.

Apesar de ocupar apenas um quarto da área, a agricultura familiar responde por 38% do valor da produção (ou R$ 54,4 bilhões) desse total. Mesmo cultivando uma área menor, a agricultura familiar é responsável por garantir a segurança alimentar do País, gerando os produtos da cesta básica consumidos pelos brasileiros. O valor bruto da produção na agricultura familiar é de 677 reais por hectare/ano.

"Isso mostra a representatividade, o peso deste setor para a formação da nossa economia e da produção primária no País. Com isso, a agricultura familiar demonstra capacidade em gerar renda, em aproveitar bem o espaço físico e contribuir para a produção agrícola brasileira", afirma Daniel Maia, ministro interino do Desenvolvimento Agrário.

Os dados do IBGE apontam que em 2006, a agricultura familiar foi responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café , 34% do arroz, 58% do leite , 59% do plantel de suínos, 50% das aves, 30% dos bovinos e, ainda, 21% do trigo. A cultura com menor participação da agricultura familiar foi a soja (16%). O valor médio da produção anual da agricultura familiar foi de R$ 13,99 mil.


Permanência no campo

Outro resultado positivo apontado pelo Censo 2006 é o número de pessoas ocupadas na agricultura: 12,3 milhões de trabalhadores no campo estão em estabelecimentos da agricultura familiar (74,4% do total de ocupados no campo). Ou seja, de cada dez ocupados no campo, sete estão na agricultura familiar , que emprega 15,3 pessoas por 100 hectares.

Para o ministro interino, esses números refletem a eficácia das políticas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para manter os agricultores familiares no campo com boa produção e renda. "Os resultados desse Censo permitem constatar o quanto a participação da agricultura familiar é importante para a agropecuária e para a economia brasileira. O cenário, antes de pauperização e fuga do homem do campo, está sendo mudado, revertido", frisa.

Dois terços do total de ocupados no campo são homens. Mas o número de mulheres é bastante expressivo: 4,1 milhões de trabalhadoras no campo estão na agricultura familiar. As mulheres também são responsáveis pela direção de cerca de 600 mil estabelecimentos de agricultura familiar.

O Censo Agropecuário 2006 revela ainda que dos 4,3 milhões de estabelecimentos, 3,2 milhões de produtores são proprietários da terra. Isso representa 74,7% dos estabelecimentos com uma área de 87,7%.

Os critérios que definem o que é agricultura familiar foram determinados pela Lei nº 11.326 aprovada em 2006. Eles são mais restritivos do que os critérios usados em estudos feitos anteriormente por outros organismos como a Fao/Incra e universidades brasileiras que estudaram o setor. A Lei 11.326 determina que quatro módulos fiscais é o limite máximo para um empreendimento familiar. Determina também que a mão-de-obra deve ser predominantemente da própria família e a renda deve ser originada nas atividades da propriedade e a direção também tem que ser feita por um membro da família.

Disponível em: http://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=36970