sábado, 4 de setembro de 2010

2ª OFICINA: Movimentos Sociais


Olá a tod@s!!

Reativando o blog e aproveitando para convidar para a segunda oficina temática do XIV Estágio Interdisciplinar de Vivências regional.

O EIV em Viçosa acontece há 14 anos. Este projeto de extensão da UFV possibilita ao estudante estagiário ter uma experiência de formação profissional e de vida diferenciada, na qual o estudante poderá observar outras formas de organização e de lidar com o mundo através de uma vivência na casa de um agricultor e/ou agricultora da zona rural.


O estágio acontece em fevereiro e tem duração de 22 dias. Os 6 primeiros dias se passam em Viçosa e compreendem a preparação do estagiário para a Vivência, nos próximos 13 dias acontece a Vivência, nesta o estagiário será encaminhado para áreas rurais da Zona da Mata. Os últimos 3 dias são o retorno a Viçosa, onde serão retomados alguns temas, agora enriquecidos com as experiências vividas e também acontecerá a avaliação do estágio.

Uma parte importante do EIV se inicia bem antes deste, são as oficinas temáticas que permitem ao estudante um primeiro contato com o estágio e com as pessoas que o constroem. Essas oficinas abrangem temas transversais, que dialogam entre si, com os temas da preparação para a vivência e com a realidade do estudante.


A primeira oficina desse ano, Sustentabilidade e Integração Ecológica, discutiu sobre as relações do homem com a natureza, enchergando-as de forma holística, e quais as consequências geradas por elas.
A segunda oficina propõe um olhar aos Movimentos Sociais, sua diversidade e a importância de se organizar para a construção de uma sociedade melhor. Além disso, entender as relações dos movimentos sociais parceiros do EIV com o projeto, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Movimento dos Atingidos por Barragens e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais.

A oficina será dia 18 de Setembro, sábado, de 14 às 17 horas, no CEE (ao lado da BBT).

Venha conhecer seu povo!

3 comentários:

  1. Gostei da Arte meu caro amigp Heitor! Força-Luta e Agroecologia...

    ResponderExcluir
  2. E ficou bem bom o texto também Heitorzinho.....êêêê...finalmente reativando nosso blog...massa!

    ResponderExcluir